Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Netanyahu e partido de oposição concordam em formar governo de emergência em Israel

Líder da oposição, Yair Lapid, não deve fazer parte da coalisão neste momento

11 out 2023 - 11h32
(atualizado às 14h40)
Compartilhar
Exibir comentários
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu
Foto: Reuters

primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o ex-ministro da Defesa e líder do partido de oposição Unidade Nacional, Benny Gantz, concordaram em formar um governo de emergência, segundo uma declaração conjunta da legenda de Gantz nesta quarta-feira.  

A coalização ocorre em meio a escalada da violência entre Hamas e Israel após um grupo de militante Hamas invadir Israel no sábado, 7, durante  ataque surpresa que matou pelo menos 1.200 pessoas. 

Israel tem respondido com um bombardeio maciço em Gaza, que matou 1.055 pessoas, e enviou milhares de tropas ao redor do enclave em meio a expectativas crescentes de que lançará uma invasão terrestre para destruir o Hamas. 

Situação e oposição em Israel concordaram em formar um gabinete de guerra composto por Netanyahu, Gantz e o ministro da Defesa, Yoav Gallant, segundo o comunicado, e prometeram que durante os combates com o Hamas em Gaza não promoverão nenhuma política ou lei não relacionada ao conflito.

Não se espera que o líder da oposição, Yair Lapid, se junte ao governo de emergência neste momento.

Conflito Hamas-Israel

Israel e Gaza promoveram novos bombardeios na manhã desta quarta-feira, 11, no 5º dia do conflito armado que já matou mais de 2.300 pessoas dos dois lados da fronteira -- dois dos mortos são brasileiros. Sirenes foram acionadas para avisar os moradores sobre os novos perigos na região.  

Nas últimas 24 horas, 450 alvos foram atingidos, segundo Israel. Além disso, as Forças de Defesa israelenses informaram que dezenas de caças atingiram mais de 70 alvos na área de Daraja Tuffah.  

Além dos ataques que ocorrem na Faixa de Gaza, há também conflitos na fronteira de Israel com a Síria.  Mais de 1.200 pessoas foram mortas do lado israelense, conforme as Forças de Defesa de Israel, desde o início da incursão no sábado. 

Já as autoridades de Gaza relataram que pelo menos 1.100 palestinos foram mortos. Bairros inteiros da cidade palestina foram arrasados. A região está sem eletricidade e água. A única usina de energia da Faixa de Gaza interrompeu sua operação devido à falta de combustível, segundo Galal Ismail, chefe da autoridade energética do território palestino. "Gaza está atualmente sem energia”, informou ele. 

Entenda o conflito envolvendo Israel, Palestina e Hamas Entenda o conflito envolvendo Israel, Palestina e Hamas

Primeiro grupo de repatriados chega ao Brasil

Com rezas, palmas e choro, 211 brasileiros desembarcaram na Base Aérea de Brasília na madrugada desta quarta-feira, 11, após serem resgatados de Israel. Estes foram os primeiros repatriados pelo governo durante a escalada dos conflitos entre Israel e o Hamas. Segundo voo com mais brasileiros repatriados chega ao Rio de Janeiro, na madrugada de quinta-feira, 12, por volta das 3h (horário de Brasília). 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade