Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nícolas Maduro toma posse para 3º mandato como presidente da Venezuela

A cerimônia foi realizada em Caracas após um dia de protestos da oposição contra o regime chavista

10 jan 2025 - 12h07
(atualizado às 12h36)
Compartilhar
Exibir comentários
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, tomou posse nesta sexta-feira (10) para um novo mandato de seis anos à frente do governo, após ter sido declarado vencedor das eleições de 28 de julho de 2024.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, tomou posse nesta sexta-feira (10) para um novo mandato de seis anos à frente do governo, após ter sido declarado vencedor das eleições de 28 de julho de 2024.
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi empossado nesta sexta-feira, 10, para o terceiro mandato. A cerimônia foi realizada em Caracas, capital do país latino-americano, após um dia de protestos da oposição contra o regime chavista e em meio a um forte esquema de segurança. No poder até no mínimo 2031, ele deve superar Hugo Chávez e Simón Bolivar como o presidente mais longevo da história da Venezuela.

Presidente desde 2013, Maduro foi declarado vencedor da eleição de julho de 2024 pela autoridade eleitoral venezuelana e pelo tribunal superior do País, embora as atas das apurações detalhadas que confirmariam sua vitória nunca tenham sido publicadas.

A oposição venezuelana afirma que as atas das urnas mostram uma vitória esmagadora de seu candidato Edmundo González, que é reconhecido como presidente eleito por vários governos, inclusive os Estados Unidos. Os observadores eleitorais internacionais disseram que a votação foi injusta.

A situação no país é complexa, refletindo um ambiente de incertezas que afeta não apenas a política interna, mas também as relações internacionais. As demonstrações de apoio militar ao regime e as ações da oposição têm gerado um cenário de confronto.

Nesta sexta, o governo da Venezuela fechou sua fronteira com a Colômbia, horas antes da posse. A fronteira colombiana com o Estado venezuelano de Táchira é a principal entrada por terra no país. A fronteira com o Brasil permanece aberta. (*Com informações da Reuters e Estadão Conteúdo)

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade