Nova cúpula intercoreana ocorrerá de 18 e 20 de setembro
Reunião de presidentes discutirá desnuclearização de Pyongyang
O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, irão se reencontrar para a sua terceira reunião entre os dias 18 e 20 de setembro, em Pyongyang, anunciou hoje (6) Chung Eui-yong, chefe da Segurança Nacional de Seul.
A Coreia do Sul enviou ontem (5) uma delegação para Pyongyang com o objetivo de organizar a terceira cúpula intercoreana, que segundo Chung, tratará de discutir "medidas práticas" para o desmantelamento do programa de armas nucleares norte-coreanas.
Além de discutir a desnuclearização de Pyongyang, a cúpula será uma tentativa de estreitar ainda mais os laços dos dois países e tratar das complexas conversas entre Coreia do Norte e Estados Unidos.
Em junho, na cúpula de Singapura, o presidente norte-americano, Donald Trump, e Kim se comprometeram a trabalhar conjuntamente pela desnuclearização da Península Coreana, mas, segundo o republicano, Pyongyang deu poucos passos concretos para cumprir a meta.
"Kim ressaltou sua vontade de desnuclearizar completamente a península coreana e expressou seu desejo de cooperar estreitamente não apenas com o Sul, mas também com os Estados Unidos", explicou Chung.
Ainda de acordo com o diplomata, o líder norte-coreano pediu para que ele entregasse "uma mensagem" a Trump, mas o conteúdo dela não foi informado. Kim ainda revelou que sua fé no magnata republicano continua "inalterada".
Chung informou que Kim pretende completar o processo de desnuclearização e encerrar com as ruins relações com os Estados Unidos até o início de 2021, quando encerra o primeiro mandato de Trump na Casa Branca.
"Kim Jong-un, da Coreia do Norte, proclama 'fé inalterada no Presidente Trump'. Obrigado ao Presidente Kim. Nós vamos fazer isso juntos", escreveu Trump no Twitter.