Novo governo italiano quer CPI sobre gestão da pandemia
Projeto de lei foi apresentado nesta terça-feira (25)
A coalizão da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, apresentou nesta terça-feira (25) um projeto de lei para instituir uma comissão parlamentar de inquérito sobre a gestão da pandemia de Covid-19.
O objetivo seria apurar a atuação do governo no segundo mandato de Giuseppe Conte, que terminou em fevereiro de 2021 e foi apoiado apenas por partidos que hoje estão na oposição.
"Queremos clareza sobre a gestão da pandemia de Covid-19 na Itália", disse o deputado Riccardo Molinari, líder do partido de ultradireita Liga e autor do projeto. A proposta já havia sido apresentada na legislatura passada, mas não avançou.
Agora, no entanto, o governo Meloni conta com ampla maioria no Parlamento para aprová-la. Fontes do Irmãos da Itália (FdI), partido da premiê, garantiram à ANSA que a legenda quer abrir uma CPI sobre a pandemia.
Meloni sempre criticou o governo italiano por suas ações contra a Covid-19, mas por considerá-las excessivamente restritivas, embora o país tenha sido um dos que mais sofreram com a pandemia em seus primeiros meses.
O objetivo da comissão seria investigar sobretudo a compra de equipamentos sanitários, como máscaras e ventiladores mecânicos.
A Itália soma mais de 23 milhões de casos e quase 179 mil mortes desde o início da pandemia.