Novo prefeito de Roma toma posse e promete 'empenho e paixão'
Raggi disse que entrega 'cidade mais bonita do mundo'
O novo prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, do Partido Democrático (PD), assumiu o cargo nesta quinta-feira (21) com a passagem oficial da função pela agora ex-prefeita Virginia Raggi, do Movimento 5 Estrelas (M5S).
"Estou honrado em finalmente assumir esse papel para o qual dedicarei todo o meu empenho e a minha paixão", disse aos jornalistas após reunião em particular com Raggi. "Nós conversamos sobre os assuntos mais importantes e agora começará o trabalho para mim. Agradeço Raggi pelo trabalho desse anos e agora inicia para mim uma fase intensa e apaixonante", acrescentou.
A política antissistema também discursou e disse desejar sucesso para Gualtieri, ressaltando que "ser prefeito é o trabalho mais belo e complexo".
"Em nível humano e político, é uma experiência completa. Eu estou honrada de ter guiado essa cidade, a mais bonita do mundo, por cinco anos. Entrego com grande responsabilidade as instituições nas mãos do novo prefeito", destacou durante a cerimônia.
Os dois ainda fizeram a tradicional foto em uma das sacadas do Campidoglio.
O ex-ministro de Economia, que ficou no cargo entre setembro de 2019 e fevereiro de 2021, conquistou a prefeitura no segundo turno ao enfrentar o candidato da coalizão de direita Enrico Michetti com mais de 60% dos votos.
Aos 55 anos, Gualtieri tem uma longa carreira na política, tendo atuado por cerca de 10 anos no Parlamento Europeu. Antes de assumir a prefeitura, ele era deputado na Itália.
Já Raggi sequer conseguiu ir para o segundo turno, tendo ficado na quarta colocação da disputa da capital italiana com cerca de 19% dos votos. .