Número de mortes por Covid na Rússia pode passar de 45,6 mil
Jornal russo fez levantamento usando dados de agência do governo
A Rússia pode ter mais de 45,6 mil vítimas do novo coronavírus (Sars-CoV-2), mais do que o dobro dos dados oficiais, segundo um levantamento feito pelo jornal "The Moscow Times" com base nos números do Serviço Federal de Estatísticas (Rosstat).
Segundo a matéria publicada nesta segunda-feira (5), são 45.663 pessoas diagnosticadas com Covid-19 que morreram entre abril e agosto na Rússia. Ou seja, o número até outubro pode ser ainda maior.
Oficialmente, a força-tarefa de combate à pandemia, que usa dados fornecidos pelos centros regionais de crise, afirma que há 21.375 vítimas da doença no país até essa segunda-feira.
Só em agosto, a Rosstat informou que 7.463 mortes relacionadas ao novo coronavírus foram constatadas com a análise das certidões de óbitos. Ainda conforme o portal, foram registradas 157.181 mortes na Rússia no mês de agosto, número 9,6% maior do que no mesmo mês de 2019 e acima da média dos últimos cinco anos, que é de 150 mil mortes.
Baseando-se nos dados da Universidade Johns Hopkins, o país é o quarto no mundo na quantidade de casos totais já diagnosticados de Covid-19, com 1.219.796, atrás de Estados Unidos, Índia e Brasil.
Em números absolutos, a Rússia é a 12ª colocada no ranking de falecimentos. Se for considerado o número da Rosstat, a nação passaria a ser a quarta com a maior quantidade de vítimas.
.