O que se sabe sobre a saúde de Putin, após Zelensky dizer que ele morrerá em breve?
Vladimir Putin, hoje com 72 anos, é alvo de inúmeros rumores na imprensa internacional e russa sobre seu estado de saúde
Especulações continuam sobre o estado de saúde de Vladimir Putin, incluindo câncer, Parkinson e teorias conspiratórias sobre sua morte, mas o Kremlin nega alegações.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky levantou especulações após, na quinta-feira, 27, afirmar que seu adversário geopolítico Vladimir Putin vai morrer em breve. Mas o que se sabe sobre o presidente da Rússia, hoje com 72 anos? Em resumo, quase nada.
Desde o início de seu mandato, ainda no começo dos anos 2000, já havia boatos de que Putin não estava bem de saúde. Todos, porém, sempre foram negados pelo Kremlin --o porta-voz do governo russo. Agora, supostos vazamentos de espionagem sugerem que Putin estaria lutando contra um câncer de pâncreas, tireoide e próstata.
Além disso, o jornal britânico The Sun afirmou ter recebido e-mails de uma fonte de inteligência russa que confirmavam que Putin também teria sido diagnosticado com Parkinson em estágio inicial. "Putin é regularmente entupido com todos os tipos de esteroides pesados e injeções analgésicas inovadoras para impedir a disseminação do câncer de pâncreas", complementou a fonte.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A mesma pessoa teria ainda acrescentado que o tratamento lhe causava dor e fazia com que ele apresentasse um inchaço no rosto, além de outros efeitos colaterais.
Já um veículo russo, a Proekt Media, fez um levantamento que mostrou que um cirurgião especializado em câncer de tireoide esteve ao menos 35 vezes no resort de Putin, em Mar Negro. Outras especulações na mídia também surgiram, citando mudanças na aparência do presidente russo ou em seus movimentos.
A fala de Zelensky deixou a entender que ele não se referia apenas à idade de Putin como um motivo de sua proximidade com a morte. O líder ucraniano afirmou que o presidente da Rússia teria sofrido derrames, surtos de câncer e doença de Parkinson. Em 2022, cenas de Putin inclinado sobre o assento, segurando a mesa e com fala lenta durante encontro com o ex-ministro da Defesa Sergei Shoigu reforçaram questionamentos sobre seu estado de saúde.
As especulações vão ainda mais longe do que pensar apenas que Putin estaria escondendo alguma doença. Teorias da conspiração chegam a garantir que o líder russo morreu em 23 de outubro de 2023 e uma outra pessoa estaria em seu lugar.
Mas de concreto e oficial, existem apenas as informações do Kremlin, que mantém a narrativa de que Putin está saudável.