Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que se sabe sobre novo cessar-fogo de 11 horas na Ucrânia

Novas tentativas de retirar civis de Mariupol ocorrem um dia após o anúncio de um cessar-fogo e um corredor de fuga humanitária, que desmoronou por conta de novos bombardeios russos.

6 mar 2022 - 07h41
(atualizado às 08h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Pessoas dormindo juntas para se aquecer na cidade de Mariupol
Pessoas dormindo juntas para se aquecer na cidade de Mariupol
Foto: BBC News Brasil

Um novo cessar-fogo temporário de 11 horas foi anunciado em Mariupol, uma cidade portuária no sul da Ucrânia, das 10h às 21h, horário local (05h às 16h, no horário de Brasília), de acordo com o conselho da cidade.

Os civis poderão deixar a cidade ao longo de uma rota acordada a partir das 12h, hora local (7h em Brasília).

Um plano semelhante anunciado no sábado (5/3) fracassou logo após ser anunciado, por conta de novos bombardeios.

Quais são os novos planos de cessar-fogo e evacuação para Mariupol?

Os civis poderão deixar Mariupol em ônibus que partem de três locais da cidade usando uma rota pré-acordada que termina em Zaporizhzhia, também na Ucrânia, segundo autoridades locais.

Veículos particulares também podem sair da cidade, mas devem dirigir atrás dos ônibus, em um comboio liderado pela Cruz Vermelha. Os motoristas devem ocupar todos os assentos em seus carros, diz o conselho da cidade.

A notícia do cessar-fogo é positiva, mas deve ser tratada com certa cautela. Um plano semelhante foi anunciado no sábado para as cidades de Mariupol e Volnovakha, mas desmoronou rapidamente e a evacuação em massa foi adiada.

Novas tentativas de retirar civis de Mariupol ocorrem um dia após o anúncio de um cessar-fogo e um corredor de fuga humanitária, que desmoronou por conta de novos bombardeios russos. Estima-se que 200 mil pessoas ficaram presas durante dias sob bombardeio pesado.

Maxim, um desenvolvedor de TI de 27 anos que cuida dos avós em seu apartamento no sexto andar, disse à BBC que o sábado começou com esperança e terminou em desespero:

"O mais rápido que pude, arrumei quatro malas para mim e meus avós com roupas quentes e comida. Peguei toda a água restante e as coloquei no meu carro."

"Quando eu estava pronto para dirigir, o bombardeio começou novamente. Eu ouvi explosões perto de nós. Eu carreguei tudo de volta para o apartamento mais rápido que pude. De lá, eu podia ver fumaça subindo da cidade e também subindo da estrada para Zaporizhzhia, por onde as pessoas supostamente escapariam."

Soldado ucraniano na linha de frente na guerra contra a Rússia
Soldado ucraniano na linha de frente na guerra contra a Rússia
Foto: EPA / BBC News Brasil

"Muitas pessoas vieram para o centro da cidade porque ouviram que havia um cessar-fogo e que ônibus estavam a postos para tirá-las e fugir do bombardeio lá. Então, elas não puderam voltar para seus abrigos quando começou novamente."

"Então, levamos muitas pessoas para o apartamento. Elas são da zona oeste da cidade, e dizem que lá está destruído. Todas as casas estão queimando e ninguém pode apagar os incêndios. Há muitos cadáveres nas ruas e ninguém pode carregá-los."

"Ficamos sem água engarrafada e estamos com a água que enchi no banho antes de as torneiras fecharem. O gás é a única coisa que ainda funciona, podemos usá-lo para ferver a água do banho para beber."

"Hoje a polícia abriu as lojas e disse para as pessoas levarem tudo porque as pessoas aqui não têm comida nem bebida. Nossos vizinhos conseguiram levar alguns doces, peixes e alguns refrigerantes."

"O cessar-fogo foi uma mentira, um lado nunca planejou parar de atirar. Se eles disserem que há (outro cessar-fogo), teremos que tentar ir, mas não sabemos se será real. Talvez agora seja melhor nos esconder.

Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade