Terremoto de 6,5 graus atinge nordeste de Tonga, no Pacífico
Um terremoto de 6,5 graus de magnitude atingiu neste sábado o nordeste de Tonga, no Oceano Pacífico, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), entidade que monitora a atividade sísmica no mundo. O tremor aconteceu a uma profundidade de 10 quilômetros.
O epicentro do tremor ocorreu 71 quilômetros ao nordeste de Nuku'alofa, a capital do arquipélago. O terremoto foi registrado às 18h02 do horário local (3h02 de Brasília). Até o momento não há informações sobre possíveis danos ou vítimas.
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico não emitiu nenhum aviso sobre o risco de ocorrência de ondas gigantes. Em setembro de 2009, quase 200 pessoas morreram em Tonga e em Samoa após o tsunami provocado por dois terremotos simultâneos de magnitudes superiores a oito na escala Richter.
No local conhecido como a bacia norte de Lau, situada entre Fiji, Samoa e Tonga, existem dezenas de vulcões submarinos ativos localizados a uma profundidade de entre mil e 1,5 mil metros.
Com informações da agência EFE