Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

OMS declara varíola dos macacos como emergência global

23 jul 2022 - 12h30
(atualizado às 12h45)
Compartilhar
Exibir comentários

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou neste sábado (23) que a varíola dos macacos é uma emergência sanitária global.

Painel no aeroporto internacional de Chennai, na Índia, alerta sobre países com alto risco de varíola dos macacos
Painel no aeroporto internacional de Chennai, na Índia, alerta sobre países com alto risco de varíola dos macacos
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Esse é o maior nível de alerta da entidade e reflete o aumento dos casos da doença no mundo. "Decidi que o surto global de varíola dos macacos é uma emergência de saúde de interesse internacional", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Segundo o etíope, o comitê de especialistas da organização não chegou a um consenso sobre ativar o nível máximo de alerta, então a palavra final coube a ele. "Esse é um convite à ação, mas não é o primeiro", reforçou Mike Ryan, diretor de emergências da OMS.

Até o momento, a varíola dos macacos já infectou quase 17 mil pessoas em 74 países, sem levar em conta as nações africanas onde a doença é endêmica, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

Segundo Tedros, o risco para o mundo é relativamente moderado, com exceção da Europa, onde é alto.

A varíola dos macacos pode ser transmitida por gotas de saliva e por contato com fluidos corporais e lesões cutâneas. Já os sintomas são semelhantes aos da varíola humana - que está erradicada no mundo desde 1980 -, como febre, dores musculares e o surgimento de bolhas na pele, embora de forma mais leve.

O nome "varíola dos macacos" se deve ao fato de o vírus ter sido descoberto em colônias de símios, em 1958. Atualmente, acredita-se que os roedores sejam os principais hospedeiros do patógeno.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade