Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

ONU levanta preocupação sobre o número "alarmante" de pessoas desaparecidas no México

3 out 2023 - 17h07
Compartilhar
Exibir comentários

O Comitê das Nações Unidas para Desaparecimentos Forçados expressou nesta terça-feira preocupações sobre o que chamou de investigação inadequada sobre o número "alarmante" de desaparecimentos no México, as consequentes baixas condenações e a "impunidade quase absoluta".

Protesto para marcar o Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados, na Cidade do México, México
30/08/2023
REUTERS/Henry Romero
Protesto para marcar o Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados, na Cidade do México, México 30/08/2023 REUTERS/Henry Romero
Foto: Reuters

Atualmente 111.896 pessoas estão registradas como desaparecidas na base de dados oficial do Ministério do Interior do México, número que não inclui outro muito maior, de pessoas que desapareceram e foram posteriormente encontradas mortas.

A maioria delas desapareceu desde 2006, quando o então presidente Felipe Calderón declarou uma "Guerra às Drogas", mobilizando as Forças Armadas para combater os cartéis cada vez mais poderosos e desencadeando uma onda de violência que continua a abalar o país.

No final de julho, o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, anunciou uma revisão da base de dados do governo, sugerindo que o número real de desaparecidos é menor.

Os comentários do presidente provocaram reações alarmadas. Especialistas e até mesmo algumas autoridades do governo afirmaram que os números são provavelmente muito mais elevados, uma vez que as famílias muitas vezes não denunciam os desaparecimentos - seja por medo de represálias ou porque duvidam da capacidade das autoridades de fazer algo por eles.

O comitê da ONU também instou o governo a garantir transparência na metodologia utilizada para atualizar a base de dados. Até o momento, nenhum detalhe sobre possíveis mudanças foi divulgado.

O Ministério do Interior não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade