Opositor russo Alexei Navalny é transferido para Alemanha
Ele foi levado para o hospital da Charitè, sob escolta policial
Após uma queda de braço entre os médicos do hospital de Omsk e os familiares de Alexei Navalny, o opositor russo, internado por suspeita de envenenamento, foi transferido neste sábado (22) para um centro médico de Berlim, em estado "estável".
O avião que levou Navalny e sua esposa, Yulia, para a Alemanha foi fretado pela ONG alemã Cinema pela Paz. Ao desembarcar, uma ambulância o transportou até o hospital da Charité, sob escolta da polícia local.
De acordo com a direção do centro médico, o boletim sobre o estado de saúde do opositor ao governo de Vladimir Putin será divulgado somente depois de um "diagnóstico global".
Aos 44 anos, Navalny está em estado grave desde a última quinta-feira (20), quando passou mal em um voo entre Sibéria e Moscou, o que fez a aeronave realizar um pouso de emergência na cidade. A principal suspeita é de que o russo tenha sido envenenado com alguma coisa misturada em seu chá.
Segundo a imprensa, citando os familiares, o veneno pode ter sido rapidamente absorvido por conta de um líquido quente. No entanto, os médicos russos disseram que "nenhum veneno" foi detectado no corpo dele e o quadro mais provável é o de um "desequilíbrio glicêmico" em decorrência de um baixo nível de açúcar no sangue.