Autoridades abrem acampamento para receber iraquianos que fogem de Mossul
As autoridades iraquianas inauguraram neste domingo um novo acampamento de deslocados para receber as pessoas que fogem dos combates entre as forças de segurança e os jihadistas no oeste de Mossul, cujo número supera já os 200 mil.
As novas instalações, conhecidas como Al Agada 5, foram abertas pelo Ministério de Migração iraquiana e estão localizadas no município de Al Qayara, ao sul de Mossul.
O ministro de emigração iraquiana, Yassin Mohammed al Yaaf, explicou que o novo acampamento tem capacidade para 6 mil tendas de campanha, pensadas para alojar as famílias que fogem do oeste de Mossul, onde o Exército começou uma operação militar em 19 de fevereiro para expulsar o grupo terrorista Estado Islâmico (EI).
Segundo Al Yaaf, o novo centro de amparo já aloja 1,7 mil pessoas e a agência da ONU para os refugiados Acnur planeja levantar na província de Ninawa -cuja capital é Mossul- outras 6 mil tendas adicionais, devido ao aumento do número de deslocados no oeste de Mossul.
O Ministério indicou que o número de pessoas que saíram do oeste de Mossul chega a 201.275, enquanto sobe para 433.856 o de deslocados desde o começo da operação para libertar Ninawa, em 17 de outubro do ano passado.
O EI está cada vez mais encurralado no Iraque depois que as forças iraquianas, respaldadas pela coalizão internacional, lançaram uma grande ofensiva em Mossul para expulsar os extremistas de seu principal reduto e onde Abu Bakr al-Baghdadi autoproclamou o "califado", em 29 de junho de 2014.