Companhias aéreas regionais suspendem voos para Bagdá após tiros em avião
Companhias aéreas de pelo menos três países suspenderam os voos para Bagdá nesta terça-feira depois que tiros atingiram uma aeronave operada pela Dubai Aviation, conhecida como flydubai e conhecida por seus voos baratos, quando pousava no aeroporto da capital iraquiana.
Uma autoridade aeroviária e uma autoridade de segurança disseram à Reuters que dois passageiros ficaram levemente feridos quando três ou quatro balas acertaram a fuselagem do avião, na noite de segunda-feira.
O funcionário de segurança afirmou que as autoridades detiveram suspeitos em fazendas ao sul do aeroporto, que se localiza nos arredores do oeste da cidade.
Não ficou claro se os disparos fora intencionais. O Iraque é um país onde as pessoas têm muitas armas, e disparar para o ar em ocasiões comemorativas não é algo incomum.
O governo iraquiano, liderado por xiitas e apoiado por ataques aéreos dos Estados Unidos, vem tentando repelir os militantes do Estado Islâmico desde que estes ocuparam partes do norte do país em junho passado.
Mas os combates mais próximos do aeroporto de Bagdá ocorrem na periferia ocidental de Abu Ghraib, a mais de 10 quilômetros de distância.
A autoridade aeroviária afirmou que o Iraque suspendeu brevemente o tráfego aéreo na segunda-feira, na esteira do incidente, mas que permitiu a retomada dos voos na manhã desta terça-feira.
Entretanto, a flydubai, a Emirates Airlines, a Air Arabia e a Etihad Airways, de Abu Dhabi, suspenderam suas atividades nesta terça-feira, alinhando-se a uma diretiva da autoridade civil aeroviária dos Emirados Árabes Unidos.
Sem mencionar o incidente, a Turkish Airlines e a libanesa Middle East Airlines também desistiram de voar ao Iraque pelo resto do dia.
Autoridades das companhias aéreas disseram que a Iraqi Airways e a iraniana Caspian Airlines estão realizando voos para a capital iraquiana dentro de seus cronogramas.
Um porta-voz da flydubai negou que quaisquer passageiros tenham precisado de tratamento médico e afirmou que uma investigação está em andamento.
“Após pousar no Aeroporto Internacional de Bagdá em 26 de janeiro de 2015, foram descobertos danos na fuselagem da aeronave do voo FZ 215 consistentes com disparos de armas de fogo de pequeno calibre”, declarou o porta-voz.
(Por Maher Nazih e Ahmed Rasheed, em Bagdá; Nadia Saleem e David French, em Dubai; e Parisa Hafezi, em Ancara)