Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias do Oriente Médio

Escândalo faz oposição italiana exigir renúncia do prefeito de Roma

9 jun 2015 - 15h59
Compartilhar
Exibir comentários

Manifestantes da oposição pediram nesta terça-feira que o prefeito de centro-esquerda de Roma, Ignazio Marino, renuncie, assim como todo o seu gabinete, por causa de um escândalo que expôs um sistema enraizado de corrupção na capital da Itália.

Prefeito de Roma, Ignazio Marino, durante evento com papa Francisco, em Roma, em dezembro do ano passado. 08/12/2014
Prefeito de Roma, Ignazio Marino, durante evento com papa Francisco, em Roma, em dezembro do ano passado. 08/12/2014
Foto: Stefano Rellandini / Reuters

Promotores acreditam que uma rede de empresários inescrupulosos, políticos locais corruptos e criminosos ligados a movimentos da extrema direita tenham se organizado para manipular contratos públicos em Roma durante muitos anos.

A investigação cada vez mais abrangente sobre a "Capital Máfia" colocou uma grande pressão sobre Marino, membro do Partido Democrático (PD) do primeiro-ministro, Matteo Renzi, eleito dois anos atrás. Até agora, ele resistiu à pressão para entregar o cargo.

A polícia teve que conter uma multidão de manifestantes do Movimento 5 Estrelas e do grupo de extrema direita CasaPound que gritavam "Renuncie!" e "Saiam, mafiosos", enquanto o gabinete da cidade se reunia a portas fechadas para votar a substituição de uma série de conselheiros presos por conta do escândalo.

Dirigentes do PD desqualificaram a manifestação como "neofascismo ao vivo na televisão".

Mais cedo, a polícia prendeu cinco pessoas, incluindo uma autoridade municipal de alto escalão, acusadas de ajudarem um empresário implicado no caso a obter contratos públicos. Entre os contratos suspeitos está um para restaurar o salão ornamentado da prefeitura de Roma onde o conselho votou nesta terça-feira.

(Por James Mackenzie)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade