Exército sírio avança sobre EI na periferia de Aleppo
O exército sírio avançou contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na periferia oriental da cidade de Aleppo, a maior do norte da Síria, informou nesta segunda-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos.
A ONG detalhou que as Forças Armadas, apoiadas pelo grupo xiita libanês Hezbollah e milicianos iranianos, recuperaram grande parte da cidade de Dikuane, ao leste de Aleppo e em cujos arredores os confrontos com o EI continuam.
Em paralelo, os povoados de Al Bab, reduto do EI nos arredores de Aleppo, e de Khan Tuman estão sendo alvo de bombardeios. O Observatório não especificou se os ataques são de aviões sírios, russos ou da coalizão internacional, liderada pelos EUA.
Na periferia de Aleppo, onde os soldados governamentais enfrentam várias facções rebeldes sírias, a força aérea russa teve como alvo a cidade de Binan al Hosn e outras áreas nas imediações do monte de Azan. Cinco rebeldes, entre eles um líder, perderam a vida nos combates dessa região contra as forças do regime.
Em declarações à Efe, um dirigente do moderado Exército Livre Sírio (ELS) em Aleppo, Basam Haji Mustafa, confirmou que os insurgentes enfrentam o regime ao sul de Aleppo e o EI no norte.
Sobre a situação nos arredores ao norte, Mustafa destacou que há menos membros do EI nesta parte "porque muitos se transferiram para o leste de Aleppo para combater o regime", mas por enquanto os rebeldes não conseguiram avanços.