Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias do Oriente Médio

Forças iraquianas mataram 279 insurgentes nas últimas 24 hrs

De terça-feira a quinta-feira, os jihadistas tomaram a segunda maior cidade do Iraque, Mossul, além de Tikrit, outras áreas da província de Saladino, além de setores nas províncias de Diyala e Kirkuk

15 jun 2014 - 10h06
(atualizado às 10h59)
Compartilhar
Exibir comentários

As forças de segurança iraquianas mataram 279 "terroristas" nas últimas 24 horas, enquanto prosseguem com os preparativos para uma vasta ofensiva contra os jihadistas que assumiram o controle de várias zonas do norte e centro do país esta semana.

As forças de Bagdá "retomaram a iniciativa", afirmou o porta-voz do primeiro-ministro Nuri al Maliki para questões de segurança, o tenente-general Qasem Atta, em uma entrevista coletiva.

As Forças Armadas iraquianas têm o hábito de divulgar balanços muito elevados de insurgentes eliminados, impossíveis de verificar de forma independente. Também costumam minimizar as perdas em suas fileiras.

Mais cedo, seis pessoas morreram em um atentado contra um centro de recrutamento de civis para combater os jihadistas, que tomaram várias cidades em poucos dias, uma consequência, segundo o ex-mediador da ONU, Lakhdar Brahimi, da passividade da comunidade internacional na Síria.

Os jihadistas do Estado Islâmico no Iraque e Levante (EIIL) iniciaram na semana passada uma ampla ofensiva no país, com o apoio de elementos das dissolvidas forças do regime de Saddam Hussein, derrubado pela invasão americana de 2003 e enforcado em 2006.

Em três dias, de terça-feira a quinta-feira, os jihadistas tomaram a segunda maior cidade do Iraque, Mossul, sua província (Nínive, norte), Tikrit e outras áreas da província de Saladino, além de outros setores nas províncias de Diyala (leste) e Kirkuk (norte).

As forças de segurança, que abandonaram as regiões ante o avanço dos extremistas, parecem estar recuperando espaço e no sábado retomaram as localidades de Ishaqi e Muatasam, na província de Saladino, perto de Bagdá.

Foto: Arte Terra

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade