Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias do Oriente Médio

Iraque: premiê dá anistia a envolvidos em atos contra Estado

Maliki diz esperar acordo sobre novo governo na semana que vem

2 jul 2014 - 10h12
(atualizado às 10h19)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki</p>
Primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki
Foto: BRENDAN SMIALOWSKI / AFP

O primeiro-ministro iraquiano Nuri al-Maliki decretou nesta quarta-feira uma anistia para as pessoas envolvidas em ações contra o Estado, em uma aparente tentativa de acabar com o apoio de que gozam os insurgentes sunitas que se apoderaram de várias zonas do Iraque.

"Anuncio uma anistia para todas as tribos e pessoas envolvidas em ações contra o Estado, mas que agora recuperaram o juízo", afirmou Maliki, excluindo da medidas pessoas que tenham cometido assassinatos.

Maliki também se mostrou contrário que a região autônoma do Curdistão conserve o controle dos territórios nos quais posicionou forças nas últimas semanas para fazer frente à ofensiva jihadista sunita.

"Ninguém tem o direito de se aproveitar dos acontecimentos para impor um fato consumado, como fizeram na região do Curdistão", declarou Maliki referindo-se à capital da província petroleira de Kirkuk.

Maliki diz esperar acordo sobre novo governo na semana que vem

Nuri al-Maliki, disse nesta quarta-feira que espera superar os desafios que impedem a formação de um novo governo, um dia após a primeira sessão do novo Parlamento ter terminado sem um acordo sobre os principais cargos a serem ocupados.

“Ocorreu um estado de fraqueza, mas se Deus quiser na próxima sessão (planejada para terça-feira) nós vamos superar isso com cooperação e concordância e abertura… na escolha dos indivíduos e mecanismos que resultarão no processo político baseado em… mecanismos democráticos”, disse Maliki em seu discurso semanal televisionado.

Sunitas e curdos abandonaram a primeira reunião do novo Parlamento após os xiitas não terem conseguido nomear um candidato para primeiro-ministro. Os partidos xiitas estão em um impasse sobre quem substituiria Maliki, já que ele tem a ambição de ser escolhido para um terceiro mandato.

O Parlamento suspendeu a sessão na terça-feira, com planos de se reunir novamente uma semana depois.

Com informações da AFP e Reuters.

Foto: Arte Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade