Israel ataca posições em Gaza após disparo de palestinos
Aviões israelenses atacaram dois campos de treinamento e postos da segurança do Hamas
A Força Aérea israelense atacou na madrugada deste sábado várias posições islamitas na Faixa de Gaza depois que milicianos disparam cinco foguetes contra o sul de Israel. Fontes de segurança palestinas informaram que aviões israelenses atacaram dois campos de treinamento e postos da segurança do Hamas nas partes norte e sul da Faixa, mas sem causar vítimas.
O Exército israelense confirmou os ataques e os justificou como uma resposta aos cinco foguetes disparados na noite de ontem contra o sul de Israel, dois dos quais foram interceptados em pleno voo pelo sistema de defesa antimísseis, o "Domo de Ferro", segundo uma fonte militar.
Além disso, dois milicianos palestinos acusados por Israel como responsáveis pelo lançamento de foguetes morreram ontem em um bombardeio israelense. Apesar de os conflitos armados em torno da fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel serem comuns há vários anos, a tensão aumentou no local nas últimas semanas por causa do suposto sequestro de três jovens israelenses na Cisjordânia, cujo paradeiro ainda é desconhecido.
Israel responsabilizou o Hamas pelo desaparecimento dos jovens e divulgou os nomes dos principais suspeitos na última quinta-feira, todos militantes desse grupo. Desde então, e por causa das intensas batidas israelenses na Cisjordânia, a tensão aumentou com o lançamento de cerca 30 foguetes pelas milícias palestinas e um número parecido de ataques aéreos israelenses em Gaza, que causaram a morte de entre três e quatro pessoas, entre elas uma criança.
Já na Cisjordânia, a operação de busca gerou atritos e enfrentamentos entre jovens palestinos e as forças israelenses nos quais morreram pelo menos outros quatro palestinos.