Israel autoriza entrada de aviões brasileiros para repatriação
Cerca de 1,7 mil brasileiros pediram ajuda para retornar ao país
O Itamaraty informou nesta segunda-feira, 9, que os sobrevoos e pousos das aeronaves destacadas para repatriação de brasileiros foram autorizados por Israel.
A primeira aeronave destacada para repatriação já está em Roma, e o segundo avião tem decolagem prevista para a tarde de hoje, partindo de Brasília.
A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) que chegou à Itália tem capacidade para 230 passageiros.
Segundo a FAB, a missão de resgate ainda terá à disposição outro KC-30, dois KC-390 e dois VC-2, totalizando seis aeronaves.
Até o momento, a Embaixada em Tel Aviv colheu dados de 1,7 mil brasileiros que pediram repatriação, a maioria de turistas em Tel Aviv e Jerusalém.
Inicialmente, a prioridade será para residentes do Brasil sem passagem aérea.
O Itamaraty ainda recomenda que os brasileiros que tenham passagens aéreas ou condições de comprá-las que embarquem em voos comerciais do aeroporto Ben-Gurion.
Os voos de repatriação desde Israel devem ocorrer sempre à tarde para facilitar o transporte terrestre até os aeroportos, evitando que os brasileiros precisem se deslocar de madrugada.
O Ministério das Relações Exteriores informou que cerca de 14 mil brasileiros moram em Israel e 6 mil na Palestina, incluindo 30 na Faixa de Gaza. O governo também prepara um plano para repatriar cidadãos atualmente nos territórios palestinos.