Israel intercepta barco com armas iranianas no Mar Vermelho
De acordo com o exército israelense, dezenas de mísseis seriam entregues a grupos terroristas da Faixa de Gaza
A marinha israelense interceptou na manhã desta quarta-feira no Mar Vermelho um barco que transportava "um carregamento iraniano de armas sofisticadas" destinadas a grupos armados palestinos na Faixa de Gaza, anunciaram o exército israelense e o ministro da Defesa, Moshe Yaalon.
"Parece mais uma vez que o Irã continua sendo o principal exportador de terrorismo no mundo", declarou Yaalon em um comunicado, afirmando que "estas armas deveriam chegar a organizações terroristas na Faixa de Gaza através do Sudão".
Segundo o porta-voz do exército israelense, Peter Lerner, "em uma operação complexa e secreta da marinha israelense, no início desta manhã as forças israelenses interceptaram em águas internacionais entre o Sudão e a Eritreia um barco que transportava um carregamento de armas iranianas com destino à Faixa de Gaza".
"A tripulação do barco, o 'Klos-C', com bandeira panamenha, não opôs resistência", afirmou o porta-voz em uma teleconferência de imprensa.
"Foram encontrados dezenas de mísseis terra-terra M302 de fabricação síria. Se tivessem chegado ao seu destino, teriam ameaçado milhares de israelenses", acrescentou.
Em março de 2011, a marinha israelense interceptou no Mediterrâneo o barco "Victoria", afirmando que transportava armas iranianas à Faixa de Gaza. O Irã desmentiu categoricamente esta informação.