Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias do Oriente Médio

Israel retira tropas de Gaza e começa trégua de 72 horas

Minutos antes de início do cessar-fogo, Hamas lançou alguns foguetes como "vingança" ao massacre na Faixa de Gaza

5 ago 2014 - 08h51
(atualizado às 08h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Soldado israelense caminha em retirada por cessar-fogo de 72 horas estabelecido a partir desta terça-feira
Soldado israelense caminha em retirada por cessar-fogo de 72 horas estabelecido a partir desta terça-feira
Foto: Baz Ratner / Reuters

Israel retirou suas forças terrestres da Faixa de Gaza nesta terça-feira e começou um cessar-fogo de 72 horas com o Hamas mediado pelo Egito, como um primeiro passo para as negociações pelo fim de uma guerra que já dura um mês.

Minutos antes de a trégua entrar em vigor às 8h da manhã (2h no horário de Brasília), o Hamas lançou uma salva de foguetes, chamando-os de "vingança" pelo massacres de Israel.

O sistema antimíssil de Israel abateu um foguete sobre Jerusalém, segundo a polícia. Outro atingiu uma casa em uma cidade perto de Belém, na Cisjordânia ocupada. Não houve vítimas.

Tropas e tanques israelenses se retiraram da Faixa de Gaza diante da trégua. Um porta-voz militar disse que o principal objetivo da missão terrestre, destruir túneis de infiltração transfronteiriços, foi concluído.

"Missão cumprida", disse o Exército no Twitter.

Soldados comemoram retorno a Israel após retirada de tropas da Faixa de Gaza para trégua
Soldados comemoram retorno a Israel após retirada de tropas da Faixa de Gaza para trégua
Foto: Baz Ratner / Reuters

Os militares e veículos serão "redistribuídos em posições defensivas fora da Faixa de Gaza e vamos manter essas posições defensivas", disse o porta-voz, tenente-coronel Peter Lerner, refletindo a prontidão de Israel para retomar a lutar em caso de ataque de militantes.

Em Gaza, onde cerca de meio milhão de pessoas deixaram suas casas por um mês de matança, alguns moradores, carregando colchões e com filhos a tiracolo, deixaram abrigos da ONU a caminhavam de volta para os bairros onde quarteirões inteiros foram destruídos por bombardeios israelenses e o cheiro de corpos em decomposição é forte.

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade