Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias do Oriente Médio

John Kerry chega a Viena para negociações nucleares com Irã

20 nov 2014 - 21h15
Compartilhar
Exibir comentários
<p>John Kerry assegurou&nbsp;que o objetivo &eacute; chegar a um acordo com o Ir&atilde;, mas &quot;n&atilde;o a qualquer acordo&quot;</p>
John Kerry assegurou que o objetivo é chegar a um acordo com o Irã, mas "não a qualquer acordo"
Foto: EFE en español

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, chegou nesta quinta-feira a Viena para incorporar-se às negociações multilaterais sobre o controvertido programa nuclear do Irã.

De acordo com fontes diplomáticas dos EUA, depois de se reunir com a delegação americana, Kerry terá um encontro trilateral com o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Yavad Zarif, e a negociadora europeia, Catherine Ashton.

As negociações para alcançar um acordo durável ao conflito nuclear com a República Islâmica se encontram na reta final, já que as partes têm pactuado conseguir uma solução até a data limite de 24 de novembro.

Antes de viajar para Viena, durante passagem rápida em Paris, França, Kerry assegurou que o objetivo é chegar a um acordo com o Irã, mas "não a qualquer acordo".

"Tem que ser um que funcione, que alcance o objetivo de garantir que não se tomará e não poderá tomar o caminho rumo à bomba (atômica)", disse o chefe da diplomacia americana depois de se reunir com o ministro das Relações Exteriores francês, Laurent Fabius.

Fracasso

Apesar das conversas acontecerem com máxima discrição, várias fontes diplomáticas apontaram que as negociações encalharam em dificuldades e que não foram alcançados avanços significativos.

Uma das questões-chave, o acesso do Irã a combustível nuclear, que pode ser utilizado para gerar energia elétrica, mas também para alimentar uma bomba atômica, parece estar emperrada.

A forma de retirar as sanções internacionais, com rapidez como pretende a República Islâmica, ou por períodos, como querem as potências, é outra das fontes de divergências.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade