Líbia tem 20 mortos em confronto por aeroporto de Trípoli
Facções rivais estão lutando há quase três semanas
Mais de 20 pessoas morreram em conflitos entre as facções armadas que disputam o controle do aeroporto de Trípoli, disse no domingo o governo da Líbia. Os choques causaram um grande incêndio no maior depósito de combustíveis da cidade.
Facções rivais dos povoados de Misrata e Zintan estão lutando há quase três semanas para controlar o aeroporto da capital do país, no pior episódio de violência desde a revolta que derrubou o líder Muammar Gaddafi em 2011. "Os hospitais de Trípoli receberam 22 corpos (no sábado) e 72 feridos", disse o governo líbio em um comunicado.
A capital estava tranquila no domingo de manhã, à exceção de algumas explosões esporádicas. Mas oito tanques de gás no depósito de combustível de Trípoli, que fica próximo ao aeroporto, continuavam queimando depois que um foguete atingiu o local.
O incêndio gerou uma enorme nuvem de fumaça sobre a cidade. O Ministério do Petróleo emitiu um alerta advertindo que os tanques poderiam explodir e pediu que o Ministério da Saúde esteja preparado caso haja vítimas.
As milícias de Misrata e Zintan lutaram juntas para derrubar Gaddafi, mas há três anos eles se negam a baixar as armas e sua rivalidade levou a uma sangrenta batalha para definir o grupo que tem o controle da Líbia.