Líbia: tribunal começa a julgar filho de Muammar Kadafi
Saif al Islam, um dos filhos do antigo ditador líbio Muammar Kadafi,compareceu nesta quinta-feira pela primeira vez diante de um tribunal líbio. A primeira audiência do julgamento de Saif al Islam ocorreu no tribunal penal de Zenten, no sul do país, indicou o porta-voz do procurador-geral líbio Taha Baara.
Saif al Islam Kadafi é acusado de "cumplicidade na troca de informações e a obtenção de documentos suscetíveis de atentar contra a segurança nacional", acrescentou o porta-voz. Recai sobre ele a acusação de trocar informações durante a visita de uma delegação do Tribunal Penal Internacional (TPI), no 7 de junho de 2012, em Zenten, onde Saif al Islam Kadafi está detido.
O governo da Líbia deteve o filho de Kadafi e solicitou que ele fosse julgado no país ao invés de apresentar-se perante ao TPI, uma vez que o Conselho de Segurança encarregou o Tribunal de investigar o conflito na Líbia. O TPI determinou a sua captura ao acusá-lo de crimes contra a humanidade.
Depois da visita feita em junho a Saif al Islam, a Líbia deteve quatro funcionários do TPI. Trípoli os acusa de ter violado a "segurança nacional líbia". As autoridades locais acusavam a conselheira do advogado designado pelo Tribunal para representar o filho de Kadafi de levar consigo uma carta codificada de um dos homens mais procurados pela justiça líbia, Mohamed Ismail, braço-direito de Saif al Islam.