Lula veste lenço palestino e é aplaudido em Ramallah
- Gabriel Toueg
- Direto de Ramallah
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, nesta quarta, a "Rua Brasil" na cidade palestina de Ramallah, na Cisjordânia. Após o ato de inauguração, Lula vestiu uma kfiah, lenço palestino que virou símbolo da luta palestina, semelhante ao usado por Yasser Arafat, ex-presidente da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), morto em 2004.
Lula foi recebido com muitos aplausos por palestinos na cidade, em cerimônia na qual estiveram a primeira-dama Dona Marisa, o primeiro-ministro da Autoridade Palestina, Salam Fayyad, e a prefeita de Ramallah, Janet Mikhail. Muitos brasileiros que vivem na Cisjordânia também presenciaram o evento, e gritaram "Viva Lula. Viva o Brasil".
Logo depois da inauguração, o presidente discursou dentro da Muqata, sede do governo da Autoridade Nacional Palestina e local no qual Arafat ficou cercado pelo Exército israelense na primavera de 2002. Caminhando pelo local ao lado de Abbas, Lula apontou para o edifício em que Arafat esteve e chamou o chanceler Celso Amorim, que estava à distância. "Celso, foi aqui, veja", disse.