Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias do Oriente Médio

MSF: hospitais sírios registraram 355 mortes com sintomas neurotóxicos

Três instituições de saúde da província da capital síria receberam um total de 3,6 mil vítimas com sintomas associados à exposição a agentes químicos

24 ago 2013 - 12h46
(atualizado às 13h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Cerca de 3,6 mil pacientes com sintomas neurotóxicos chegaram a três hospitais da província de Damasco na manhã seguinte ao suposto ataque com armas químicas pelo qual se acusam mutuamente governo e rebeldes sírios e 355 deles morreram, informou neste sábado a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF).

"Três hospitais da província de Damasco apoiados pelos Médicos Sem Fronteiras informaram à organização internacional médico-humanitária da chegada de aproximadamente 3,6 mil pacientes com sintomas neurotóxicos em um período de menos de três horas durante a manhã do dia 21, dos quais 355 morreram", informou o MSF em um comunicado.

"A MSF não pode confirmar cientificamente a causa desses sintomas e tampouco esabelecer quem é responsável pelo ataque", concedeu o médico e diretor de operação da organização Bar Janssens. "Entretanto, os sintomas relatados dos pacientes, em adição ao padrão epidemiológico dos eventos - caracterizados pelo fluxo massivo de pacientes em um curto espaço de tempo, pela origem dos pacientes e pela contaminação de médicos e membros das equipes de primeiros socorros - indicam fortemente uma exposição massiva a um agente neurotóxico. Isso constituiria uma violação da lei humanitária internacional, que proibe inteiramente o uso de armas químicas ou biológicas", resumiu Janssens.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade