Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Oriente Médio

Nova ofensiva aérea israelense mata mais 8 em Gaza

Cerca de 70% dos 78 palestinos mortos nos bombardeios israelenses são civis, informaram fontes médicas

10 jul 2014 - 08h30
(atualizado às 12h18)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Parentes choram sobre o caixão de um palestino, coberto por uma bandeira amarela do Fatah, durante seu funeral na cidade de Gaza, em 10 de julho</p><p> </p>
Parentes choram sobre o caixão de um palestino, coberto por uma bandeira amarela do Fatah, durante seu funeral na cidade de Gaza, em 10 de julho
Foto: Adel Hana / Reuters

Ataques aéreos israelenses mataram oito membros de uma família, incluindo cinco crianças, em uma incursão antes do amanhecer na Faixa de Gaza nesta quinta-feira, disseram autoridades palestinas, enquanto combatentes liderados pelo Hamas lançavam foguetes contra Tel Aviv e outras cidades israelenses.

Os militares israelenses não comentaram de imediato a informação sobre o ataque isolado mais letal desde o início da ofensiva na terça-feira. O Ministério da Saúde palestino afirmou que o bombardeio destruiu pelo menos duas casas em Khan Younis, no sul do território.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que fará um relato sobre a crise ao Conselho de Segurança nesta quinta-feira, condenou os ataques com foguetes e pediu contenção a Israel. "Gaza está numa situação extremamente precária", disse ele a repórteres.

Israel diz que sua ofensiva tem como objetivo deter o disparo de foguetes da Faixa de Gaza contra cidades israelenses. Mais de 320 projéteis foram lançados por palestinos contra o país, mas não causaram nenhum dano grave, em parte por causa do sistema de defesa antimísseis israelense, chamado de Cúpula de Ferro.

Civis são as maiores vítimas

Cerca de 70% dos 78 palestinos mortos nos bombardeios israelenses desde que no dia 7 de julho Israel lançou a ofensiva "Limite Protetor" contra a Faixa de Gaza são civis, informaram fontes médicas.

Segundo a apuração do Ministério da Saúde da Faixa, outras 537 pessoas mais ficaram feridas, 20 delas em estado crítico, em sua maioria mulheres e crianças.

Segundo Ashraf al Qedra, porta-voz de emergências de Gaza, o número de vítimas civis aumentou nas últimas 48 horas de ofensiva porque Israel está atacando prédios residenciais por ar, assim como grupos de pessoas que se encontram no litoral.

O Ministério do Interior em Gaza disse em comunicado enviado aos meios de imprensa que cerca de 80 casas e edifícios foram destruídos nos últimos três dias.

Até o momento, os ataques com projéteis desde Gaza não causaram vítimas israelenses.

Com informações da Reuters e EFE.

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre essa região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade