Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias do Oriente Médio

ONU suspende todas operações humanitárias na Síria após ataque

20 set 2016 - 07h38
Compartilhar
Exibir comentários

O Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA) anunciou nesta terça-feira que todas as operações humanitárias na Síria "estão suspensas" após o ataque contra um comboio humanitário na segunda-feira, na região de Aleppo.

"Por enquanto não temos uma visão global do que aconteceu, mas foi tomada a decisão que todas as operações humanitárias na região estão suspensas por enquanto", afirmou em entrevista coletiva o porta-voz da OCHA, Jens Laerke.

Um comboio humanitário das Nações Unidas, mas administrado pela Cruz Vermelha, foi atacado ontem na região de Aleppo e, como resultado, um funcionário do Crescente Vermelho da Síria (SARC) morreu e vários civis também ficaram feridos de gravidade.

Não se sabe ainda se algum ou vários destes civis morreram.

"Este é um dia muito negro para a comunidade humanitária", afirmou Laerke.

O porta-voz também indicou que o chefe humanitário da ONU, Stephen O'Brien, condenou o ataque e se mostrou "espantado" pelo ocorrido.

O'Brien, além disso, ressaltou que o fato pode constituir um crime de guerra.

Laerke especificou, além disso, que o comboio tinha a autorização das autoridades para atravessar o território e distribuir assistência humanitária, que todas as partes beligerantes estavam informadas sobre sua trajetória, e que estava claramente marcado como humanitário.

"Não há nenhuma explicação ou desculpa, nenhuma razão ou racionalidade que explique o ataque a trabalhadores humanitários que tentam ajudar cidadãos que necessitam de ajuda de forma desesperada", concluiu O'Brien.

Os caminhões transportavam ajuda de primeira necessidade para 78 mil pessoas que sobrevivem na zona de Urum al Kubra, no oeste da província setentrional síria de Aleppo, que não recebia assistência desde julho.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade