Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias do Oriente Médio

Oposição síria promete garantir segurança de inspetores da ONU

23 ago 2013 - 14h13
(atualizado às 14h24)
Compartilhar
Exibir comentários

A oposição da Síria disse nesta sexta-feira que iria garantir a segurança dos inspetores de armas químicas da ONU em áreas da Síria que controla, e que era vital que eles chegassem ao local de um suposto ataque a gás perto de Damasco dentro de 48 horas.

"Vamos garantir a segurança da equipe da ONU. É vital que aqueles inspetores cheguem ali em 48 horas", disse Khaled Saleh, porta-voz da Coalizão Nacional Síria, de oposição, em uma coletiva de imprensa em Istambul.

As declarações de Saleh foram uma aparente rejeição a sugestões de Moscou de que a oposição estava impedindo uma investigação objetiva sobre as alegações de que o governo sírio tinha lançado um ataque com armas químicas.

"Sinais muito necessários da oposição, inclusive sua prontidão em garantir a segurança e o trabalho efetivo de peritos da ONU em território controlado pelos militantes, infelizmente não estão disponíveis", disse o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado. "Está diretamente impedindo uma investigação objetiva sobre o possível uso de armas químicas na Síria."

Ativistas sírios dizem que estão contrabandeando amostras de tecidos corporais das vítimas do ataque nos arredores de Damasco e tentando levá-las até uma equipe de inspetores da ONU que está em um hotel a poucos quilômetros de distância. Saleh disse que a oposição também iria tentar tirar as amostras da Síria para testes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade