Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Oriente Médio

Palestinos criticam Romney por chamar Jerusalém de capital

29 jul 2012 - 17h16
(atualizado em 31/7/2012 às 10h31)
Compartilhar

Palestinos criticaram neste domingo o candidato republicano à Casa Branca, Mitt Romney, que apresentou Jerusalém como a "capital de Israel", durante um discurso. "Estou muito emocionado de estar em Jerusalém, a capital de Israel", afirmou Romney em seu discurso proferido em frente à Fundação Jerusalém e do prefeito israelense da cidade, Nir Barkat.

Candidato presidencial republicano e ex-governador de Massachusetts, nos EUA, Mitt Romney visita o Muro das Lamentações, em Jerusalém, neste domingo
Candidato presidencial republicano e ex-governador de Massachusetts, nos EUA, Mitt Romney visita o Muro das Lamentações, em Jerusalém, neste domingo
Foto: AP

Os Estados Unidos não reconhecem oficialmente Jerusalém como capital de Israel. Sua embaixada, como as de praticamente todos os países representados em Israel, está em Tel Aviv. Periodicamente, os americanos levantam a possibilidade de transferir a embaixada de Tel Aviv para Jerusalém.

O negociador palestino reagiu imediatamente às declarações, afirmando que são prejudiciais para os interesses americanos na região. "As declarações de Romney são prejudiciais para os interesses americanos na região, para a paz, para a segurança e a estabilidade. São inaceitáveis e rejeitamos completamente", afirmou à AFP Saeb Erakat.

"Romney recompensa a ocupação (israelense), as colônias, o extremismo na região com estas declarações", acrescentou Erakat. "Jerusalém oriental está ocupada e a solução dos dois Estados apoiada pelo mundo inteiro, inclusive pelos Estados Unidos e pela maioria do povo israelense, é Jerusalém oriental como capital da Palestina e Jerusalém ocidental como capital de Israel", acrescentou Erakat. "Não podemos ter uma solução com dois Estados sem que Jerusalém oriental seja a capital da Palestina", reiterou.

O premier israelense, Benjamin Netanyahu, cumprimentou Romney durante um jantar em homenagem ao candidado republicano. "Quero agradecer pelas fortes palavras de apoio e amizade com Israel e para Jerusalém que escutamos hoje", destacou um comunicado do gabinete do primeiro-ministro. "Como disse, Jerusalém é a capital de Israel e Jerusalém será sempre a capital de Israel", acrescentou Netanyahu.

Em 2008, Barack Obama, na época candidato à presidência, também chamou Jerusalém de "capital de Israel", durante uma visita a cidade. "Eu não mudei minha posição. Continuo a dizer que Jerusalém é a capital de Israel. Já disse isso antes e repito. Mas também disse que esta é uma questão que está relacionada com o estatuto final" do acordo de paz israelense-palestino, declarou Obama na época.

Israel conquistou Jerusalém oriental durante a guerra de junho de 1967 e depois anexou esta parte da cidade, onde construiu dezenas de bairros de colonização, onde moram mais de 200 mil israelenses.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra