Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Oriente Médio

Para "dar sorte", Obama marca jogo de basquete para dia da eleição

5 nov 2012 - 16h44
(atualizado às 17h37)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, candidato à reeleição, deve cumprir nesta terça-feira o ritual de jogar basquete em dia de eleição. O ex-porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, informou que seu ex-chefe enviou um e-mail para Reggie Love, antigo assessor pessoal de Obama e um de seus companheiros inseparáveis nas quadras, para organizar a partida de caridade em Chicago, cidade natal de Obama. As informações são do jornal Washington Post.

Em foto de arquivo, Barack Obama joga basquete com estudantes na Carolina do Norte
Em foto de arquivo, Barack Obama joga basquete com estudantes na Carolina do Norte
Foto: AP

Especiais
Entenda o funcionamento do processo eleitoral americano
Acompanhe as pesquisas nos Swing States, os Estados decisivos
Nesta eleição, o assunto é a economia; entenda


Especial traz reportagens dos bastiões democratas e republicanos
Veja como foram os debates presidenciais

Perfis dos candidatos
Barack Obama: do sonho do idealismo ao esforço do realismo
Romney e os republicanos: entre o favoritismo e o ceticismo

Nesta terça, Obama enfrenta o candidato republicano, Mitt Romney, no processo eleitoral americano. Apesar dos números "apertados" nas pesquisas em todo o país, Obama aparece com vantagem mais ampla segundo os levantamentos que consideram a contagem indireta dos votos, já que a eleição dos EUA não é definida pelo voto popular. No Colégio Eleitoral, onde ocorre a decisão que elege o presidente no país, Obama já teria ultrapassado os 270 votos necessários para ganhar um novo mandato, segundo dados de análises das pesquisas do New York Times, Real Clear Politics e Huffington Post.

O basquete, uma paixão pessoal de Obama, é também uma tradição ligeiramente supersticiosa para o presidente, que costuma relaxar nas quadras no dia da votação. A única exceção aconteceu em novembro de 2008, quando trocou a bola por uma última visita ao então indeciso Estado de Indiana. "Nós cometemos o erro uma vez, não vamos cometê-lo de novo", disse Gibbs.

Jogar no dia das eleições, no entanto, nem sempre trouxe boa sorte a Obama. No início de 2008, sua partida no dia das primárias em New Hampshire não evitou que ele perdesse para a atual secretária de Estado, Hillary Clinton.

Fã de basquete, Obama gosta de praticar o esporte em dias de folga e férias. O presidente também costuma organizar partidas para doações de caridade. Neste ano, Obama arrecadou pelo menos US$ 2 milhões em fundos para a campanha em uma série de eventos ao lado do ex-astro do basquete Michael Jordan.

Por enquanto, a partida de basquete e o comício da noite eleitoral são os únicos eventos previstos para terça-feira na agenda de Obama, que chegará a Chicago na noite desta segunda após um intenso dia de campanha em Madison (Wisconsin), Columbus (Ohio) e Des Moines (Iowa). O rival republicano, Mitt Romney, votará na terça-feira em Massachusetts, onde reside, e deve visitar depois o Estado-chave de Ohio.

Americanos vão às urnas

Os americanos escolhem nesta terça-feira seu presidente. O atual mandatário, o democrata Barack Obama, disputa a preferência dos eleitores com o republicano Mitt Romney. Diferente do Brasil, as eleições americanas são indiretas. O candidato mais votado em cada Estado leva todos os seus delegados. No fim, o candidato com maior número de delegados - e não de votos - sai vencedor. O Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, faz a cobertura completa das eleições presidenciais nos EUA e acompanha a apuração de votos em tempo real.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra