Pelo menos 33 mortos e mais de 100 feridos em ataque suicida no Afeganistão
Pelo menos 33 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas neste sábado em um atentado suicida no exterior de um banco em Jalalabad, leste do Afeganistão, perto da fronteira com o Paquistão - anunciaram as autoridades locais.
A explosão ocorreu em frente a um banco onde funcionários se preparavam para recolher seus salários, disse à AFP o chefe da polícia da província de Nangarhar, Fazal Ahmad Shirzad.
"Trinta e três corpos e mais de 100 feridos foram levados para o hospital", contou à AFP Najeebulá Kamawal, chefe do hospital da província de Nangarhar, cuja capital é Jalalabad.
Os talibãs afegãos do mulá Omar, que não costumam reivindicar ataques contra vítimas civis, negam ter relação com o atentado, cometido na chamada "estação de combates".
Este ano, as forças afegãs estão pela primeira vez na "linha de frente" para o início da "temporada de combates" uma vez que a missão da Otan no país (ISAF) encerrou suas operações em dezembro.
A Otan permanece, contudo, uma força de 12.500 soldados, incluindo 9.800 americanos, principalmente encarregados de treinar as tropas afegãs.
O presidente afegão, Ashraf Ghani, tenta convencer os talibãs do mulá Omar a participar de um processo de paz com o objetivo de estabilizar um país em luto por mais de 35 anos de conflitos.
Mas, por enquanto, os insurgentes se recusam a se envolver nessas negociações, exigindo primeiro a retirada das forças estrangeiras no país.