Repórteres da Al Jazeera deixam redação em Gaza após tiros
Pelo menos dois tiros foram ouvidos pela redação nesta terça-feira em prédio onde funcionam outras empresas midiáticas
Repórteres do canal de televisão Al Jazeera, do Catar, abandonaram a sua redação na cidade de Gaza nesta terça-feira, depois de dizerem que um soldado israelense disparou dois tiros em direção ao prédio.
"Dois disparos muito precisos foram disparados contra nosso imóvel", declarou a jornalista da Al-Jazeera em Gaza, Stefanie Dekker, citada pelo site em inglês da rede. Em sua página do Twitter, a jornalista compartilhou a notícia.
Our office building also has many residential apartments. People leaving, panicked. AP also has office there and evacuated. #Gaza
— Stefanie Dekker (@StefanieDekker) July 22, 2014
Funcionários do canal de televisão disseram que um tiro ressoou em sua redação na parte da manhã, seguido por um segundo, um pouco depois. Ninguém foi atingido, mas o escritório foi desocupado.
Uma porta-voz militar israelense afirmou não ter conhecimento dessa ação, acrescentando haver disparos em Gaza vindos de todos os lados.
O incidente aconteceu um dia depois de o ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, acusar a Al Jazeera de divulgar propaganda para o Hamas em Gaza e dizer que o governo estava analisando a suspensão de suas operações em Israel.
A rede do Catar declarou ser vítima de uma campanha hostil em Israel por sua cobertura dos ataques aéreos israelenses contra a população civil na Faixa de Gaza, que deixou mais de 600 palestinos mortos desde o dia 8 de julho.
Em seu site, a Al-Jazeera cita o ministro israelense das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, que defendeu na segunda-feira que a rede de televisão seja impedida de trabalhar em Israel, já que "não realiza um trabalho jornalístico, mas uma lavagem cerebral".
O canal de TV funciona no mesmo prédio onde fica a agência de notícias norte-americana Associated Press, cujos jornalistas também deixaram o local, segundo ela, com outros moradores.
O edifício de 11 andares que abriga as duas empresas de jornalismo fica no centro de Gaza e tem vista da fronteira com Israel.
Após os disparos, os funcionários do canal de TV foram vistos fora do prédio atingido pelo exército israelense.
Aljazeera crew in Gaza after their office was threatened by Israelis, and shots were actually fired TT @alaakhaledS: pic.twitter.com/OFjy3BzKYw
— Jalal (@JalalAK_jojo) July 22, 2014
Faixa de Gaza: entenda o conflito
Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio