Os patinadores renomados que estavam no avião da American Airlines que se chocou com helicóptero nos EUA
'Vários' atletas, técnicos e membros da família envolvidos com a patinação artística dos EUA estavam no voo, disse o órgão regulador do esporte nos EUA em um comunicado.
Dois patinadores de 16 anos, suas mães e dois treinadores russos estavam entre os passageiros a bordo de um avião que atingiu um helicóptero sobre Washington DC na noite de quarta-feira (29/1), diz o clube do grupo em Boston.
Eles foram identificados como os adolescentes Spencer Lane e Jinna Hahn, suas mães Christine Lane e Jin Hahn, e seus treinadores russos Yevgenia Shishkova e Vadim Naumov — que são ex-campeões mundiais de patinação.
Autoridades dos Estados Unidos dizem que não esperam sobreviventes do acidente e que pelo menos 30 corpos já foram recuperados do local.
Cerca de 15 pessoas no voo podem ter relação com patinação artística no total, disse uma fonte não identificada à agência de notícias Reuters.
"Vários" atletas dos EUA, treinadores e familiares estavam no voo, disse o órgão regulador do esporte nos EUA. Ainda não foram divulgados mais nomes.
Dando detalhes sobre as vítimas do clube, o diretor-executivo do Figure Skating Club of Boston, Doug Zeghibe, disse a jornalistas: "Isso terá impactos de longo prazo para nossa comunidade de patinação."
O avião transportava 64 passageiros e tripulantes quando colidiu em pleno ar com um helicóptero do Exército dos EUA, pouco depois das 21h de quarta-feira (23h, no horário de Brasília), e depois caiu na água.
A US Figure Skating, associação americana do esporte, confirmou que "vários membros de nossa comunidade de patinação estavam, infelizmente, a bordo do voo 5342 da American Airlines".
O grupo estava voltando para casa de um acampamento de desenvolvimento em Wichita, Kansas, acrescentou o comunicado.
Wichita sediou o campeonato nacional de patinação artística dos EUA de 20 a 26 de janeiro. Após a competição, houve um acampamento de desenvolvimento para jovens patinadores.
Não foi confirmado se os ex-patinadores russos estavam ou não no mesmo evento.
Sem especificar os nomes, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou a "triste informação" de que cidadãos russos estavam no voo — seguindo as reportagens da agência de notícias russa que citaram Shishkova e Naumov.
O casal é formado por dois patinadores russos aposentados que venceram o campeonato mundial em 1994. Eles também competiram nas Olimpíadas. Atualmente, trabalham como treinadores nos EUA.
Inna Volyanskaya, ex-patinadora da União Soviética, também estava a bordo do voo, de acordo com a agência de notícias russa Tass.
As equipes de resgate continuam a procurar nas águas geladas do rio Potomac, onde os restos das duas aeronaves permanecem.
O Aeroporto Nacional Ronald Reagan Washington, nas proximidades, suspendeu todos os voos.
Além do número não revelado de pessoas associadas à patinação artística dos EUA e dos dois patinadores russos, há poucas informações sobre as pessoas a bordo.
Em 1961, a equipe de patinação artística dos EUA, composta por 18 pessoas, morreu em um acidente de avião na Bélgica, a caminho de Praga.