Palestino vencedor do Oscar é preso por israelenses, diz diretor
Hamdan Ballal foi agredido por colonos na Cisjordânia
O palestino Hamdan Ballal, um dos diretores do documentário "Sem Chão", vencedor do Oscar, foi agredido por colonos israelenses e detido por militares das Forças de Defesa de Israel (IDF) na Cisjordânia.
O cineasta foi linchado nas proximidades de um vilarejo chamado Susya, que foi alvo de dezenas de israelenses que atiraram pedras em moradores, veículos e residências. Os palestinos responderam e, nos confrontos, o diretor acabou sendo ferido.
O jornalista israelense Yuval Abraham, que também dirigiu o documentário ganhador do Oscar, declarou que Ballal sofreu ferimentos na cabeça e na barriga. O cineasta chegou a receber tratamentos dentro de uma ambulância, mas foi retirado por militares das IDF.
Em sua mensagem, publicada nas redes sociais, Abraham acrescentou que, após as agressões sofridas, "não há sinal" do diretor.
O documentário "Sem Chão", que é dirigido por israelenses e palestinos, conta a vida dos moradores de Masafer Yatta, um conjunto de aldeias palestinas, na Cisjordânia ocupada, que foi destruída pelos israelenses. .