Papa doa 200 mil euros para Filipinas e migrantes em Belarus
Repasse será dividido igualmente entre as duas causas
O papa Francisco doou 100 mil euros (R$ 6,3 mil) para ajudar migrantes bloqueados na fronteira entre Belarus e Polônia e outros 100 mil euros para as populações afetadas pelo tufão Rai, nas Filipinas.
As doações foram anunciadas nesta terça-feira (18) pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.
No primeiro caso, o dinheiro será usado para "enfrentar a emergência migratória" na divisa entre Belarus e Polônia, que se agravou no fim do ano passado, quando o ditador Aleksandr Lukashenko facilitou o trânsito de deslocados internacionais para pressionar a União Europeia a eliminar sanções contra seu regime.
Já o tufão Rai atingiu as Filipinas em dezembro passado e deixou mais de 400 mortos. Segundo o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, a doação de 100 mil euros é uma "imediata expressão dos sentimentos de proximidade espiritual e encorajamento paterno do Santo Padre para as pessoas e os territórios atingidos".
"Essa contribuição faz parte das ajudas que estão sendo ativadas em toda a Igreja Católica e que envolvem, além de várias conferências episcopais, numerosos organismos de caridade", disse o órgão.