Papa está em 'boas condições' após cirurgia de 3 horas
Francisco ainda deve ficar uma semana internado
O papa Francisco está em "boas condições" após ter sido submetido a uma cirurgia de cerca de três horas para tratar de um estreitamento no cólon e deve ficar internado por uma semana.
"Sua Santidade papa Francisco está em boas condições gerais, está alerta e com respiração espontânea", disse o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, nesta segunda-feira (5).
A operação foi realizada no último domingo (4), no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, e já estava programada, de acordo com o Vaticano.
O Papa sofria de estenose diverticular do cólon, um estreitamento causado pelo surgimento de pequenas bolsas chamadas divertículos nessa parte do intestino grosso.
Segundo Bruni, a cirurgia comportou uma hemicolectomia esquerda, ou seja, a remoção de parte do cólon. "Espera-se um período de hospitalização de cerca de sete dias, a menos que haja complicações", acrescentou.
Francisco é acompanhado por dois enfermeiros do Vaticano, e seu apartamento no 10º andar do Policlínico Gemelli conta com uma pequena capela para orações e eventuais celebrações. O quarto é o mesmo onde São João Paulo II foi internado sete vezes durante seu pontificado.
O corredor de acesso ao apartamento é monitorado pela Polícia de Estado da Itália, pela Gendarmaria do Vaticano e por seguranças do hospital.
Francisco esperou o início de julho para fazer a cirurgia, já que este costuma ser o mês de "férias" dos papas, sem audiências gerais às quartas feiras e com menos compromissos.