Papa Francisco confirma que participará da COP26
Conferência climática da ONU acontece em novembro, na Escócia
O papa Francisco confirmou que viajará a Glasgow, na Escócia, para a próxima conferência climática das Nações Unidas, a COP26, que acontece entre 31 de outubro e 12 de novembro.
Além disso, o líder da Igreja Católica disse que em breve visitará Chipre, Grécia e Malta, mas as datas ainda não estão definidas.
"Em princípio, o programado é que eu vá [à COP26]. Tudo depende de como estarei me sentindo naquele momento. Mas, de fato, meu discurso já está sendo preparado", afirmou Jorge Bergoglio à rádio espanhola Cope.
A participação do Papa na conferência da ONU já tinha sido ventilada pela Conferência Episcopal da Escócia em julho passado, mas até agora não havia tido confirmação do próprio Francisco.
A crise climática é tema frequente nos discursos de Jorge Bergoglio, que já escreveu até uma encíclica sobre o assunto, a "Louvado seja", na qual ele defende a criação de um modelo de desenvolvimento que também proteja o meio ambiente.
Europa
Na mesma entrevista à rádio Cope, Francisco explicou que, até o momento, suas viagens pela Europa têm privilegiado países pequenos, tendência que deve se manter nos próximos meses.
"Agora está programada a Eslováquia [entre 12 e 15 de setembro, quando ele também passará por Budapeste, na Hungria], depois Chipre, Grécia e Malta. Eu quis tomar essa opção: primeiro nos países menores. Eu fui a Estrasburgo, mas não fui à França, fui a Estrasburgo por causa da União Europeia. E se eu for a Santiago de Compostela, será uma viagem a Santiago, e não à Espanha, que fique claro", explicou.