Papa Francisco não está mais usando ventilação mecânica, informa Vaticano
Médicos acreditam que o pontífice continuará a melhorar do quadro de pneumonia que o levou a ser internado há quase cinco semanas
O papa Francisco não está mais usando ventilação mecânica e continua melhorando de pneumonia, conforme informado pelo Vaticano. Ele concelebrou a Santa Missa e os médicos acreditam na continuidade de sua recuperação.
O papa Francisco não está mais usando ventilação mecânica para ajudar sua respiração à noite, informou o último boletim médico emitido pelo Vaticano, nesta quarta-feira (19). Os médicos acreditam que o pontífice, de 88 anos, continuará a melhorar do quadro de pneumonia nos dois pulmões que o levou a ser internado no Hospital Gemelli, em Roma, há quase cinco semanas.
"A condição clínica do Santo Padre continua melhorando. O Santo Padre suspendeu a ventilação mecânica não invasiva e também reduziu a necessidade de oxigenoterapia de alto fluxo", diz a nota. "O progresso da fisioterapia motora e respiratória prossegue. Esta manhã, na solenidade de São José, o Santo Padre concelebrou a Santa Missa."
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Essa é a primeira informação sobre o estado de saúde de Francisco desde segunda-feira, 17. No domingo, 16, o Vaticano divulgou pela primeira vez uma foto do papa desde que ele iniciou seu tratamento médico no hospital Gemelli, em 14 de fevereiro, a princípio por conta de uma bronquite. Na semana passada, os médicos disseram que o pontífice não está mais em estado crítico.
Nos últimos dois anos, Francisco teve alguns episódios de gripe e passou por outros problemas de saúde. Recentemente, ele caiu duas vezes em sua residência, no Vaticano — em dezembro e em janeiro, quando machucou o queixo e o braço, respectivamente.