Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Para Irã, EUA não podem pedir moderação enquanto apoiam guerra de Israel em Gaza

15 jan 2024 - 12h12
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos não podem pedir moderação enquanto apoiam a guerra de Israel em Gaza, disse o ministro das Relações Exteriores do Irã nesta segunda-feira, ao pedir uma solução diplomática para a guerra no enclave.

Hossein Amirabdollahian, em uma conferência de imprensa conjunta televisionada com seu colega indiano em Teerã, pediu às autoridades norte-americanas que "não vinculem a segurança e os interesses nacionais dos EUA ao destino do primeiro-ministro de Israel que está caindo".

A República Islâmica apoia o grupo islâmico palestino Hamas em sua guerra contra Israel, e Teerã acusa os Estados Unidos de apoiar o que chama de crimes israelenses em Gaza.

Amirabdollahian disse que as milícias houthis alinhadas ao Irã continuarão seus ataques no Mar Vermelho "enquanto o genocídio na guerra de Gaza continuar".

"Autoridades graduadas em Sanaa, no Iêmen (líderes houthis) nos disseram que, enquanto o genocídio na guerra de Gaza continuar, eles tomarão medidas para impedir a movimentação de navios israelenses ou de navios que se dirijam a Tel Aviv", disse ele.

No entanto, Amirabdollahian acrescentou que os houthis garantiram a Teerã que "não criarão nenhuma interrupção na segurança marítima".

Na sexta-feira, o presidente dos EUA, Joe Biden, chamou as forças houthis do Iêmen de grupo "terrorista", depois que aviões de guerra, navios e submarinos norte-americanos e britânicos lançaram dezenas de ataques aéreos no Iêmen durante a noite.

O movimento houthi ameaçou com uma "resposta forte e eficaz".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade