Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pela 1ª vez, Taiwan derruba 'drone civil não identificado'

Incidentes com drones chineses têm sido recorrentes

1 set 2022 - 09h57
(atualizado às 10h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Pela primeira vez, as forças armadas de Taiwan abateram um "drone civil não identificado" na região das ilhas Kinmen nesta quinta-feira (1º), informou o Ministério da Defesa. Segundo a nota oficial, o equipamento foi derrubado a "poucos metros" da costa chinesa.

Clima no Estreito de Taiwan é de muita tensão
Clima no Estreito de Taiwan é de muita tensão
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"As tropas de contenção seguiram os procedimentos de alerta sem obter nenhum sucesso. Por isso, o drone foi abatido pelo fogo de defesa", informa ainda o comunicado, destacando que o "monitoramento continuará".

O episódio ocorreu por volta das 12h30 (hora local) e, conforme o Ministério da Defesa, foram seguidas as quatro novas regras determinadas pelo governo de Taipei após uma série de incidentes do tipo terem sido registrados. Basicamente, as novas determinações apontam que é preciso "advertir, sinalizar a incursão, expulsar o drone e abater".

Consideradas "provocações" pelo governo de Taiwan, a presença de drones em áreas do território aumentou após a série de visitas de delegações norte-americanas à ilha no mês de agosto. A mais polêmica delas foi a primeira, que contou com a liderança da presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi.

Desde então, a China fez os maiores exercícios militares no Estreito de Taiwan e vem ameaçando usar tudo que for possível para manter o território como "parte inalienável da China Única". .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade