Pela 1ª vez, Taiwan derruba 'drone civil não identificado'
Incidentes com drones chineses têm sido recorrentes
Pela primeira vez, as forças armadas de Taiwan abateram um "drone civil não identificado" na região das ilhas Kinmen nesta quinta-feira (1º), informou o Ministério da Defesa. Segundo a nota oficial, o equipamento foi derrubado a "poucos metros" da costa chinesa.
"As tropas de contenção seguiram os procedimentos de alerta sem obter nenhum sucesso. Por isso, o drone foi abatido pelo fogo de defesa", informa ainda o comunicado, destacando que o "monitoramento continuará".
O episódio ocorreu por volta das 12h30 (hora local) e, conforme o Ministério da Defesa, foram seguidas as quatro novas regras determinadas pelo governo de Taipei após uma série de incidentes do tipo terem sido registrados. Basicamente, as novas determinações apontam que é preciso "advertir, sinalizar a incursão, expulsar o drone e abater".
Consideradas "provocações" pelo governo de Taiwan, a presença de drones em áreas do território aumentou após a série de visitas de delegações norte-americanas à ilha no mês de agosto. A mais polêmica delas foi a primeira, que contou com a liderança da presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi.
Desde então, a China fez os maiores exercícios militares no Estreito de Taiwan e vem ameaçando usar tudo que for possível para manter o território como "parte inalienável da China Única". .