'Perigoso e armado': a caçada do FBI a suspeito de matar criança e outros 4 da mesma família no Texas
O suspeito Francisco Oropeza, de 38 anos, supostamente abriu fogo contra os vizinhos depois que eles pediram para ele parar de praticar tiro no quintal porque estavam tentando colocar um bebê para dormir.
O FBI, a polícia federal americana, disse que está à procura de um homem acusado de matar cinco vizinhos, no Texas, após uma discussão com vizinhos que reclamaram que ele estava dando tiros à noite, incomodando a vizinhança.
O suspeito — identificado como Francisco Oropeza, de 38 anos — foi descrito por um agente do FBI como "armado e perigoso".
Ele supostamente abriu fogo contra os vizinhos depois que eles pediram para ele parar de atirar porque estavam tentando colocar um bebê para dormir.
As vítimas eram todas de Honduras — e entre elas, estava uma criança de oito anos.
Elas foram identificadas como Sonia Argentina Guzman, de 25 anos; Diana Velazquez Alvarado, de 21; Julisa Molina Rivera, de 31; Jose Jonathan Casarez, de 18; e Daniel Enrique Laso, de 8.
"Ele está por aí e é uma ameaça à comunidade", disse a jornalistas o agente especial do FBI James Smith, que está à frente do caso.
"Estamos atrás dele com cães, homens a cavalo e drones no ar", acrescentou o xerife local Greg Capers.
"Ele pode estar em qualquer lugar agora."
O incidente
O ataque aconteceu na noite de sexta-feira (28/4) na pequena cidade de Cleveland, no condado de San Jacinto, ao norte de Houston.
O gabinete do xerife informou que inicialmente recebeu uma ligação com uma denúncia "assédio".
Os investigadores acreditam que as vítimas pediram para Oropeza — que supõem-se ter bebido — parar de atirar já que um bebê estava tentando dormir.
E, de acordo com a polícia, ele teria respondido:
"Vou atirar no meu quintal, fazer o que eu quiser na minha própria residência."
Depois que ambas as partes voltaram para suas respectivas casas, o atirador "carregou a arma e saiu pela garagem... até a casa das pessoas e começou a atirar", disse o xerife Capers.
Havia 10 pessoas na propriedade no momento, cinco morreram.
Os adultos foram declarados mortos no local, e a criança de oito anos chegou a ser levada para o hospital, mas não resistiu.
As vítimas foram baleadas "praticamente como em uma execução", acima do pescoço à queima-roupa, segundo Capers.
Acredita-se que o atirador tenha usado um fuzil semiautomático AR-15.
Os ataques a tiros continuam
O ministro das Relações Exteriores de Honduras, Enrique Reina, tuitou:
"Exigimos que toda a força da lei seja aplicada contra quem for responsável por este crime".
O incidente aconteceu dias depois que nove pessoas ficaram feridas em um ataque a tiros durante uma festa de adolescentes no oeste do Texas.
Duas semanas antes, quatro jovens foram mortos a tiros durante uma festa de aniversário de 16 anos no Alabama.
Os incidentes com armas de fogo são a principal causa de morte de crianças e adolescentes nos EUA, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.