Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Perto de completar 100 anos, Jimmy Carter está animado para votar em Kamala, diz neto

21 ago 2024 - 13h31
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter, de 99 anos, está aguardando ansiosamente pela chance de votar na candidata democrata à Presidência, Kamala Harris, neste outono (do hemisfério norte), mesmo se aproximando de seu 100º aniversário, disse o seu neto nesta quarta-feira.

Carter, um democrata que ocupou a Casa Branca entre 1977 e o início de 1981, está em uma clínica paliativa há cerca de 18 meses e perdeu a esposa Rosalynn no ano passado. Mas ele continua "engajado" e quer ver o país superar o ex-presidente republicano Donald Trump, disse Jason Carter à emissora de televisão MSNBC.

"Ele está muito consciente", disse Jason Carter. "Recentemente, estávamos falando sobre seu aniversário de 100 anos e ele disse: 'Sim, estou animado com isso, mas estou realmente animado para votar em Kamala Harris'."

O ex-fazendeiro de amendoim e oficial de submarino nuclear da Georgia viveu mais tempo após seu mandato de quatro anos do que qualquer outro presidente dos EUA. Ele completará 100 anos em 1º de outubro, seis dias antes de o Estado do sul do país começar a enviar as cédulas de voto à distância. A votação presencial antecipada começa em 15 de outubro.

"Ele está engajado, como muitas pessoas na Georgia, bastante energizado pelo momento atual", disse Jason Carter.

Kamala está em uma disputa acirrada contra Trump, que serviu como presidente entre 2017 e o início de 2021, após perder a tentativa de reeleição para o presidente democrata, Joe Biden, em 2020.

Biden se afastou da disputa no mês passado e endossou Kamala, sua vice-presidente, como candidata do Partido Democrata. Carter também foi presidente por apenas um mandato, depois de perder para o republicano Ronald Regan em 1980.

Carter conquistou uma reputação que ele mesmo reconhece ser melhor do que quando era presidente. Ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho humanitário.

O Centro Carter, dirigido por seu neto, está planejando uma comemoração do centenário do ex-presidente para o próximo mês em Atlanta.

"Seu corpo está muito debilitado fisicamente, mas ele está bem", disse Jason Carter à MSNBC.

"Ele está notavelmente engajado nesses momentos e está animado com as perspectivas que temos de virar a página dessa era em que vivemos com Donald Trump como uma presença constante em nossa política."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade