Pneu de avião se solta durante decolagem em aeroporto da Califórnia
Voo saiu do Aeroporto Internacional de São Francisco, com destino ao Japão, mas precisou ser desviado para o Aeroporto de Los Angeles
Pneu de avião se soltou e caiu durante decolagem no Aeroporto Internacional de São Francisco, EUA, causando danos a carros no estacionamento de funcionários. Voo foi redirecionado para o Aeroporto Internacional de Los Angeles.
O pneu de um avião se soltou e caiu durante a decolagem de um voo no Aeroporto Internacional de São Francisco, no estado da Califórnia (EUA), na manhã de quarta-feira, 7. Ninguém se feriu, mas carros que estavam no estacionamento de funcionários ficaram danificados.
De acordo com a ABC 7, o caso ocorreu por volta das 11h35, quando a aeronave da United Airlines, com destino a Osaka, no Japão, fazia a decolagem. Uma câmera do local registrou o momento da queda.
O pneu se soltou do trem de pouso, e caiu em um dos estacionamentos de funcionários do aeroporto. A área foi isolada. A pista também foi brevemente fechada para limpeza e reaberta pouco depois. Não houve maiores impactos nas operações do aeroporto.
“O 777-200 tem seis pneus em cada um dos dois suportes principais do trem de pouso. A aeronave foi projetada para pousar com segurança com pneus faltando ou danificados”, disse a United.
Devido ao incidente, o voo 35 foi desviado para o Aeroporto Internacional de Los Angeles, onde pousou com segurança. Um comunicado da empresa aérea confirmou que a tripulação trabalha para providenciar uma nova aeronave para levar os passageiros com destino a Osaka na noite de quinta, 8.
Viajavam na aeronave 235 passageiros, 10 comissários de bordo e quatro pilotos.
Uma testemunha viu o momento da queda do pneu, e afirmou que vários carros foram danificados. “Na velocidade com que estava caindo, teria esmagado alguém como uma uva”, disse Gary Glass.
“Olho para cima e é um pneu girando em alta velocidade. Ele quicou no estacionamento dos funcionários e bateu em um carro, um carro pequeno e compacto e pensei que iria esmagar aquele carro e ficar lá, mas na verdade saltou novamente muito alto, e ainda girando. Ele parou em um Tesla vermelho e o esmagou”, descreve.
Especialistas em aviação ouvidos pelo site disseram que a queda de pneus de aviões é uma ocorrência rara, no entanto, não indica um problema maior de segurança.
“Na aviação, nunca queremos ter pontos únicos de falha se eles puderem ser evitados, e este é um exemplo disso”, disse Alan Price, ex-piloto da Delta Air Lines. “Os pneus restantes são totalmente capazes de suportar a carga”, acrescentou.