Polícia sueca investiga tiroteio perto de empresa israelense; não há relatos de vítimas
A polícia sueca informou nesta quinta-feira que está investigando um tiroteio ocorrido perto de uma empresa israelense em Gotemburgo, que segundo a emissora nacional se trata de uma unidade da companhia de eletrônica de defesa Elbit Systems.
A polícia disse em comunicado que prendeu um jovem suspeito no local e iniciou uma investigação sobre uma suposta tentativa de homicídio e grave crime com armas.
Ela não identificou a empresa, mas o CEO da Elbit Systems Sweden, Tobias Wennberg, afirmou à Reuters que houve um incidente sério em frente a suas instalações nesta quinta-feira, acrescentando que ninguém ficou ferido.
"A Elbit Systems Sweden não tem mais conhecimento do incidente. Nossas operações continuam normalmente", disse ele por e-mail.
Um porta-voz da polícia afirmou que há apenas um suspeito até agora, e que os investigadores não têm informação de outras ameaças contra alvos israelenses na cidade da costa oeste da Suécia.
O suspeito tem menos de 15 anos, informaram a emissora pública SVT e outros veículos de comunicação suecos, sem identificar suas fontes.
A embaixada israelense em Estocolmo não respondeu imediatamente a um pedido para que comentasse sobre o caso.
Em maio, a polícia sueca revelou que reforçou a segurança ao redor de locais judaicos ou israelenses no país, depois que policiais em patrulha ouviram supostos tiros perto da embaixada de Israel em Estocolmo.
A Suécia tem sido palco de uma epidemia de casos de violência com arma de fogo nos últimos anos, geralmente impulsionada por gangues que brigam pelo controle do tráfico de drogas e outras atividades ilícitas.