Policial e passageiros ficam feridos durante ataque a faca em Paris
Agressor chegou à 'Gare du Nord' e esfaqueou passageiros antes de ser neutralizado pela polícia; pelo menos seis pessoas ficaram feridas no incidente
Seis pessoas ficaram feridas na manhã desta quarta-feira, 11, em um ataque com faca na estação de trem Gare du Nord, em Paris, uma das mais importantes da França. De acordo com as autoridades francesas, um homem - cuja identidade ainda não foi divulgada - chegou ao local e esfaqueou passageiros e pelo menos um policial. O motivo ainda não está claro.
O ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, afirmou que o agressor utilizou uma "arma de lâmina" para executar o ataque durante o horário de pico da manhã, por volta das 06h43 (02h43 em Brasília). Ele disse que o agressor estava "entre a vida e a morte" em um hospital. A mídia francesa informou que ele foi baleado no peito.
Entre os feridos, o policial foi esfaqueado nas costas pelo agressor, mas foi salvo por um colete à prova de balas, segundo Darmanin. Cinco das vítimas sofreram ferimentos leves, enquanto uma ficou gravemente ferida na omoplata e foi levada para tratamento de emergência, segundo a mídia francesa. Ainda não se sabe o que pode ter motivado a ação violenta.
"Obrigado às forças de segurança por sua reação eficaz e corajosa", escreveu o ministro francês em sua conta oficial do Twitter.
Un individu a blessé plusieurs personnes ce matin à la Gare du Nord. Il a rapidement été neutralisé. Merci aux forces de l'ordre pour leur réaction efficace et courageuse.
— Gérald DARMANIN (@GDarmanin) January 11, 2023
Vídeos na Gare du Nord, uma das estações de transporte mais movimentadas da capital francesa, mostraram que uma calma estranha se seguiu ao ataque, enquanto dezenas de policiais se amontoavam perto da entrada do terminal da Eurostar (linha que liga Paris a Londres) em áreas isoladas do público.
Nenhum motivo específico, incluindo terrorismo, foi sugerido pelas autoridades, em um país que convive com uma série de ataques terroristas desde 2015.
A comoção também causou sérias interrupções nos serviços ferroviários na estação, de acordo com a empresa ferroviária nacional. (*Com informações da EFE e AP)