Pompeo deve viajar à Coreia do Norte para negociações nucleares na quinta-feira, diz Casa Branca
O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, viajará à Coreia do Norte na quinta-feira para negociações sobre a desnuclearização da península coreana com o líder norte-coreano Kim Jong Un, disse a Casa Branca nesta segunda-feira.
Será a primeira visita de Pompeo à Coreia do Norte desde uma cúpula inédita em 12 de junho entre o presidente Donald Trump e Kim, quando o líder norte-coreano concordou em "trabalhar em prol da desnuclearização da península coreana".
A nota conjunta resultando da cúpula, no entanto, não deu nenhum detalhe sobre como ou quando Pyongyang poderia abrir mão de programas nucleares e de mísseis que agora ameaçam os Estados Unidos. Autoridades dos EUA desde então têm trabalhado para acertar os detalhes.
"Para continuar o atual e importante trabalho de desnuclearização da península coreana, o secretário Pompeo viajará à Coreia do Norte em 5 de julho para se reunir com o líder norte-coreano e sua equipe", disse a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, durante coletiva de imprensa.
Sanders disse que os Estados Unidos "continuavam a fazer progresso" nas negociações com Coreia do Norte.
"Tivemos boas reuniões ontem e ... o secretário de Estado estará lá no fim da semana para continuar essas discussões", disse ela.
Mais cedo, o Departamento de Estado confirmou que uma delegação dos EUA liderada por Sung Kim, o embaixador dos EUA nas Filipinas, se reuniu com seus iguais norte-coreanos em Panmunjom, na fronteira entre Coreia do Norte e do Sul, no domingo para "discutir os próximos passos" da implementação das declarações da cúpula.