Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Português sai na frente na briga pelo comando da ONU

António Guterres venceu primeira votação informal

21 jul 2016 - 20h10
Compartilhar
Exibir comentários
António Guterres
António Guterres
Foto: Getty Images

António Guterres, ex-primeiro-ministro de Portugal e ex-chefe do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), largou na frente na disputa para a sucessão do sul-coreano Ban Ki-moon como secretário-geral da ONU.

Segundo "fontes diplomáticas" citadas pela agência "AFP", o português obteve a preferência na primeira votação informal a portas fechadas entre os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Em segundo lugar teria ficado o ex-presidente da Eslovênia Danilo Turk.

Os 15 integrantes do órgão voltarão a se juntar para debater a sucessão de Ban Ki-moon na próxima quinta-feira (28). Essas "votações informais" são feitas para encorajar ou desencorajar candidatos antes do pleito final, quando o postulante precisará obter ao menos nove votos, incluindo os dos cinco membros permanentes do conselho (China, EUA, França, Reino Unido e Rússia).

O vencedor será indicado pelo CS e submetido em setembro à Assembleia Geral da ONU, que tem por costume aceitar as recomendações. Além de Guterres e Turk, concorrem ao cargo: Christiana Figueres (Costa Rica), Helen Clark (Nova Zelândia), Igor Luksic (Montenegro), Irina Bokova (Bulgária), Miroslav Lajcák (Eslováquia), Natália Gherman (Moldávia), Srgjan Kerim (Macedônia), Susana Malcorra (Argentina), Vesna Pusic (Croácia) e Vuk Jeremic (Sérvia). 

Fonte: Ansa
Compartilhar
Seu Terra