Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Possível encontro de Trump e Xi em Iowa leva entusiasmo a pequena cidade nos EUA

5 nov 2019 - 19h41
Compartilhar
Exibir comentários

A sugestão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que pode assinar um acordo comercial com o presidente chinês, Xi Jinping, em Iowa gerou uma onda de entusiasmo em Muscatine, uma cidade às margens do rio Mississipi, que já recebeu Xi duas vezes desde 1985.

 Xi Jinping conversa com moradores da região de Muscatine, na casa de Roger e Sarah Lande, Iowa  15/2/2012 REUTERS/Kevin E. Schmidt/Pool
Xi Jinping conversa com moradores da região de Muscatine, na casa de Roger e Sarah Lande, Iowa 15/2/2012 REUTERS/Kevin E. Schmidt/Pool
Foto: Reuters

Xi ganhou a chave da cidade, de 24 mil habitantes, durante sua primeira visita, quando liderou um grupo de estudos agrícolas e se hospedou na casa de uma família local. Ele também se encontrou e fez amizade com o então governador Terry Branstad, hoje embaixador de Trump em Pequim.

Xi retornou ao local em meio a muito alarde em 2012, quando ocupava a vice-presidência chinesa, visitando a casa que o recebeu anos antes e se reunindo com uma dezena de "velhos amigos" -- pessoas que havia conhecido nos anos 1980.

Esses eram tempos mais esperançosos nas relações entre EUA e China, antes de Trump iniciar uma ampla guerra tarifária e o secretário de Estado norte-americano afirmar que o Partido Comunista de Xi é "verdadeiramente hostil aos EUA e a nossos valores".

Agora, negociadores comerciais dos dois países se apressam para completar o texto de um acordo de "fase um", que pode interromper a guerra comercial que já dura 16 meses. As tarifas tiveram um impacto gigantesco sobre os agricultores de Iowa, grande exportadora de soja.

Na semana passada, Trump declarou que esperava assinar o acordo com Xi em uma localidade nos EUA, talvez Iowa. O local ainda está sendo analisado, mas uma autoridade chinesa já afirmou que Xi está disposto a viajar aos EUA.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade